Quando se trata de comida brasileira, poucas receitas são tão emblemáticas e reconfortantes quanto a feijoada. E agora, com esta receita de Feijoada na Pressão, você pode desfrutar deste prato clássico em muito menos tempo, sem comprometer o sabor autêntico. Ao utilizar a pressão para cozinhar os ingredientes, os sabores se concentram e se intensificam rapidamente, resultando em uma feijoada rica, saborosa e pronta em questão de minutos. Com pedaços suculentos de carne de porco, feijão preto cremoso e uma variedade de acompanhamentos tradicionais, cada colherada é uma homenagem à rica tradição culinária brasileira. Então, prepare-se para uma verdadeira festa de sabores com esta Feijoada na Pressão!

Ingredientes:
DESSALGA DAS CARNES E MOLHO DO FEIJÃO
- 400 g de carne-seca;
- 550 g de costela de porco salgada;
- 300 g de lombo de porco salgado;
- 500 g de Feijão Preto Rei Arthur.
Ingredientes:
PARA A FEIJOADA
- 250 g de paio (2 unidades);
- 1½ cebola;
- 3 dentes de alho;
- 3 colheres (sopa) de azeite;
- 2 folhas de louro;
- ½ colher (chá) de cominho;
- 4 xícaras (chá) de água;
- 4 xícaras (chá) do caldo do cozimento das carnes.
Modo de preparo:
Escorra a água das carnes dessalgadas. Numa panela de pressão grande, coloque a costela e a carne-seca e cubra com 3 litros de água. Tampe a panela e leve ao fogo alto. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e conte 10 minutos. Desligue o fogo e, com cuidado, leve a panela para esfriar sob água corrente para retirar a pressão. Atenção: a água não deve entrar em contato com nenhuma das válvulas, apenas com a superfície lisa da tampa. Acrescente o lombo dessalgado às carnes na panela, tampe e volte ao fogo alto. Assim que a panela pegar pressão novamente, abaixe o fogo e conte 15 minutos.
Enquanto isso, descasque e pique fino as cebolas e os dentes de alho. Retire a pele dos paios e reserve. Passados os 15 minutos, desligue o fogo e, com cuidado, leve a panela para esfriar sob água corrente até parar de sair vapor pela válvula. Atenção: a água não deve entrar em contato com nenhuma das válvulas, apenas com a superfície lisa da tampa. Reserve 4 xícaras (chá) do caldo de cozimento das carnes. Reserve as carnes cozidas numa tigela.
Ainda na panela de pressão, coloque os grãos de feijão escorridos, os paios inteiros e as folhas de louro. Cubra com as 4 xícaras (chá) do caldo de cozimento das carnes e mais 4 xícaras (chá) de água. Tampe e leve a panela ao fogo alto. Assim que começar a apitar, abaixe o fogo e conte 15 minutos. Após os 15 minutos, desligue o fogo e espere toda a pressão sair e a panela parar de apitar antes de abrir a tampa. Retire os paios com uma pinça e corte em fatias diagonais de 1 cm, reserve. Leve uma panela grande ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite, adicione a cebola picada, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 5 minutos, até começar a dourar. Junte o alho, o cominho e mexa por mais 2 minutos.
Adicione 2 conchas dos grãos de feijão cozidos com um pouco de caldo e amasse bem com a espátula. Em seguida, junte o restante do feijão, adicione a costela, os paios, a carne seca e o lombo cozidos. Deixe a feijoada cozinhar em fogo médio por cerca de 20 minutos, para engrossar o caldo e unificar os sabores. Sirva a seguir com gomos de laranja, arroz e farinha de mandioca torrada.
Bom apetite!
O que você achou da Feijoada na pressão? Deixe seu comentário!





